UREIA
Fertilizante nitrogenado mais consumido no mundo é composto por 46% de nitrogênio na forma AmÃdica. É a matéria prima mais concentrada como fonte nitrogenada de uso agrÃcola e é utilizado principalmente nas adubações em cobertura de diversas culturas para reposição deste nutriente. Por isso é considerada estratégica nos manejos de reposição nutricional na agricultura mundial.
Apresenta diversos outros usos, inclusive industrial na fabricação de muitos produtos como, resinas, adesivos, plásticos, revestimentos e materiais têxteis.
DAP
O fosfato diamônico ou DAP é uma fonte de N e P muito utilizada pelas indústrias para compor formulações de fertilizantes concentrados, porém apresenta compatibilidade limitada com algumas matérias primas, principalmente com a ureia e nitrato.
Pode também ser utilizado puro, direto no plantio. É um excelente fertilizante para o cultivo de trigo e milho, visto que apresenta alta concentração de nitrogênio (18%) e fósforo (46%). O DAP é obtido por meio da reação do ácido fosfórico com a amônia.
CLORETO DE POTÃSSIO
Potássio (K) é um nutriente de extrema importância para nossas culturas agrÃcolas, visto que é o principal regulador osmótico das células vegetais. O Cloreto de Potássio (KCl) é o principal fornecedor deste nutriente uma vez que há grande concentração de Potássio (K) nas formulações NPK produzidas no Brasil. O cloreto possui uma garantia de 60% de K2O.
SULFATO DE AMÔNIO – GRANULADO E STANDART
Sulfato de Amônio Granulado
Importante fonte de nitrogênio e enxofre, o Sulfato de Amônio é um dos fertilizantes mais utilizados em misturas para plantio de diversas culturas.
Também pode ser utilizado sozinho em cobertura para reposição destes nutrientes. Possui garantia de 20 a 21% de nitrogênio e de 22 a 24% de enxofre.
Sulfato de Amônio Standart
Também conhecido como Sulfato de Amônio Farelado ou Cristal, possui as mesmas caracterÃsticas quÃmicas do Granulado, porém apresenta granulometria mais fina. Não se recomenda a utilização em misturas por favorecer a segregação dos elementos, mas sim, utilizado de forma pura nas culturas agrÃcolas.
Também é utilizado por algumas indústrias na fabricação de diversos produtos. Possui garantia de 20 a 21% de nitrogênio e de 22 a 24% de enxofre.
SUPERFOSFATO SIMPLES
Primeiro fertilizante fabricado de forma industrial no mundo, ainda é extremamente demandado devido à s suas concentrações de fósforo, enxofre e cálcio que estão prontamente disponÃveis para a absorção das plantas.
Considerado um dos fertilizantes mais adequados para áreas do cerrado brasileiro, pode também ser usado pelas diversas culturas agrÃcolas em todas as regiões do paÃs.
FOSFATO REATIVO
Este fertilizante apresenta um potencial residual de fósforo para as culturas agrÃcolas.
Solos quando corrigidos com fosfato natural, no processo chamado fosfatagem, aumentam seu teor de fosforo disponÃvel de forma gradativa, favorecendo assim o desenvolvimento das culturas e de sua produtividade ao longo do tempo.
MAP
Fonte de fósforo e nitrogênio, o MAP (Fosfato Monoamônico) é amplamente utilizado pelas indústrias nas suas diversas misturas de fertilizantes. Contudo pode ser usado de forma pura, no plantio de inúmeras culturas com excelentes resultados.
O MAP é obtido através do tratamento da amônia com ácido fosfórico resultando em garantias de 10 a 12% de nitrogênio e de 50 a 54% de fósforo. Por apresentar altos teores de nutrientes diminui o impacto nos gastos com logÃstica.
SUPERFOSFATO TRIPLO
Com alta concentração de fósforo, de 45 a 46%, é um dos fertilizantes mais empregados no mundo.
Bastante difundido em áreas de plantio direto de culturas como a soja é muito utilizado nas diversas formulações de fertilizantes para esta cultura.